Nós por cá... na saúde

Neste blog poderá encontrar de tudo um pouco, sempre relacionado com a saúde em particular com a Enfermagem... Aqui terá acesso à saúde pelos olhos de estudantes de Enfermagem

quarta-feira, março 02, 2005

Meningite

O que é a meningite?
"Meningite" significa a inflamação das meninges.Refere-se á infecção ou inflamação de duas das membranas meníngeas que revestem o cérebro e do espaço que fica entre elas.
Na realidade as meningites são situações de grande emergência médica e, quer o diagnóstico,quer o tratamento, têm que ser precoces, o que significa imediatos. As vacinas de que se destaca a vacina anti- haemophilus influenze e mais recentemente a meningocócica e pneumocócica- têm contribuido para uma diminuição do número de casos.
Como surge a meningite quais os sintomas e sinais?
Geralmente os micóbrios saem de um ponto de infecção inicial, onde muitas vezes estão durante algum tempo sem causar quaisquer sintomas- o nariz, a garganta, as vias respiratórias, os intestinos, a pele etc. Noutros casos, mais raros, a infecção faz-se directamente a partir de um foco infeccioso que fica próximo.
Os sinais e sintomas da doença dependem muito da idade da criança e também do agente causador. Na criança mais velha e no adulto, a doença começa de forma brusca, com febre, vómitos, dores de cabeça, aversão à luz e grande prostracção.A primeira manifestação pode, por exemplo,ser uma convulsão ou perda de consciência. Na observação médica ressaltam os chamados "sinais meníngeos", entre os quais a rigidez dos músculos da nuca quando se flecte a cabeça.
Nos bebés, durante o primeiro ano de vida, os sintomas apresentados são febre, gemido, vómitos, irritabilidadeou prostracção, palidez e frequentemente convulsões.
Sequelas da Meningite.
As meningites virais, geralmente evoluem positivamente, sem complicações.
As complicações das meningites bacterianas, reduziram-se muito mas cerca de 10% do total de casos ficam com sequelas- complicações neurológicas, convulsões,etc.
Como prevenir?
Aforma de evitar parcialmente as meningites reside na prevenção de surtos: por exemplo, os casos provocados pelo meningococo e pelo haemophilus influenzae surgem muitas vezes na sequência de surtos, nomeadamente em infantários. A doença pode prevenir-se administrando medicamentos que eliminam a bactéria da garganta das pessoas infectadas.
O tratamento correcto e atempado das infecções respiratórias contribui também para reduzir o número de potenciais focos de infecção.
Mas são as vacinas - contra o haemophilus influenzae, pneumococos e meningococos (já disponiveis em Portugal ) - a forma mais simples, segura e eficaz na prevenção de algumas meningites.

Wyeth

3 Comments:

At 5:59 da tarde, Anonymous tinaaaa said...

Gostei mto do vosso blog...com temas bastante interessantes continuem assim...e n se eskeçam de passar pelo nosso blog(http://enfermagemdicas.blogs.sapo.pt)!!Parabéns continuem assim...e o pormenor de noticias internas do isave, está excelente!!!Bjs

 
At 1:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Esta semana perdi minha irmã, inicialmente ela apresentava os mesmos sintomas da meningite,porém a infecção generalizada se alastrou tão rápida, que não deu chances nem tempo para os medicos descobrir a etiologia, acausa da morte foi menigoencefalite, estamos aquardando os resultados de alguns exames.Quem ver este comentário e tiver alguma experiêcia no assunto e puder me ajudar a esclarecer mais algumas dúvidas meu email. paulo.jsalles@brturbo.com.br

 
At 5:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

how much is yours worth? tramadol is it a narcotic - tramadol dosage labrador retriever

 

Enviar um comentário

<< Home